Criar um site ou blog não exige mais que você fique horas debruçado sobre códigos. Hoje, até mesmo quem possui pouco (ou nenhum) conhecimento técnico na área pode criar e gerenciar um site facilmente utilizando sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs) como o WordPress, o Joomla, o Drupal, e uma série de outros disponíveis.

Se você quer uma plataforma relativamente fácil de usar e gerenciar, esta é a Plataforma de Blog WordPress, pode ser uma excelente opção. Embora seja direcionada para a criação de blogs, a plataforma tem sido utilizada para a construção de sites de todos os tipos, inclusive para lojas online. 

Confira abaixo 7 razões para criar seu site com WordPress:

1. É fácil instalar e gerenciar um site WordPress

A HostGator oferece uma instalação simples do WordPress – que leva menos de 5 minutos. A partir da instalação, basta realizar as configurações iniciaispersonalizar a aparência e adicionar conteúdo – ações que podem ser realizadas com facilidade, inclusive por usuários com pouco conhecimento técnico.

Gerenciamento e atualização de sites também são simples quando você utiliza o WordPress como plataforma para seu site. A área administrativa do CMS é bem intuitiva e fácil de navegar, permitindo que posts e páginas sejam rapidamente editados.

Dica: se precisar de ajuda com a instalação e passos iniciais, você pode contar com o JumpStart – serviço que oferece atendimento personalizado para acelerar a publicação do seu site WordPress

2. Possui dezenas de temas disponíveis

Um dos aspectos mais interessantes dos CMSs é que normalmente existe separação entre o projeto do site e seu conteúdo. Isso quer dizer que você pode mudar o tema sem prejudicar o conteúdo, apenas alterando o layout.

Nesta área, o WordPress ganha muito destaque. São centenas de temas gratuitos disponíveis no acervo de temas, e a alteração pode ser realizada rapidamente com apenas alguns cliques.

Além das versões gratuitas, você também encontra muitas versões pagas para sites e/ou projetos mais complexos.

3. É altamente versátil

Wordpress: plataforma versátilAlém do grande número de temas, os plugins são outro destaque do WordPress. No diretório de plugins é possível encontrar aplicações para praticamente qualquer funcionalidade que você busca.

Você encontra plugins para loja online, plugins de segurança, de mídias sociais, de otimização, para gerenciar comentários. Enfim, são centenas de opções. A escolha vai depender das necessidades do seu site.

Uma dica: não abuse do número e sempre verifique se o plugin possui compatibilidade com o tema que escolheu para seu site. Antes de instalar qualquer plugin, lembre-se de analisar se ele é realmente importante, e se não vai comprometer a velocidade de carregamento do site e/ou usar muitos recursos da sua hospedagem.

4. Fácil otimização para mecanismos de busca (SEO)

Wordpress: SEO facilitadoOtimizar seu site para que seja facilmente encontrado e indexado pelos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo hoje é prioridade.

O WordPress possui vários recursos que facilitam a construção do SEO do seu site. Muitos recursos já estão disponíveis no próprio painel de administração do site, como a possibilidade de configurar URLs amigáveis, definir título e descrição para o site e páginas, uso de tagscategorias nas páginas, entre outras funcionalidades.

Para ir além, você encontra plugins valiosos que podem maximizar esse potencial. São várias as opções como, por exemplo, o WordPress SEO by Yoast – considerado um dos mais completos da área.

5. Fácil otimização para dispositivos móveis

Ter um site responsivo ou mobile não é mais um luxo, é uma necessidade. O número de pesquisas realizadas via dispositivos móveis só cresce, e logo deve ser maior que as buscas realizadas via desktop.

Em resumo: se o seu site não é otimizado para visualização via tablets e celulares, você pode perder um percentual significativo de tráfego.

Ao criar seu site com WordPress você encontra diversos temas que já são responsivos(que ajustam automaticamente os parâmetros de exibição do site para atender as dimensões de dispositivos móveis). Se optar por um tema que não tem esta característica, você também encontra plugins (sim, novamente os plugins) que criam uma versão responsiva do seu site em instantes.

6. Muita informação disponível

Wordpress: muita informação disponívelTutoriais, posts, vídeos tutoriais. Há uma infinidade de informações disponíveis sobre como criar um site com WordPressna internet.

A comunidade WordPress é bem forte e presente no Brasil. Então, boa parte dos tutoriais sobre a plataforma estão disponíveis em português, no Codex Brasil.

Aqui no nosso blog você também encontra vários materiais na categoria WordPress.

7. A plataforma pode ser instalada gratuitamente

Wordpress: instalação gratuitaEmbora você possa pagar por temas e aplicações profissionais (que exigem personalização), a instalação básica do WordPress é gratuita.  Você precisa ter apenas um plano de hospedagem e um domínio ativo.

Em função dessa característica, a plataforma torna-se uma excelente opção para pequenas e médias empresas que estão construindo sua presença online.

Claro, o WordPress tem suas limitações, principalmente se o seu site exige desenvolvimento mais avançado. No entanto, na maioria dos casos, o WordPressrepresenta uma forma rápida e fácil de ter um site profissional rodando rapidamente, sem a necessidade de conhecimento técnico aprofundado.

Então, preparado para criar seu site com WordPress? Então confira as opções de planos de Hospedagem WordPress e comece agora!

 


Você precisa considerar o uso do WordPress e motivos para isso não faltam. Selecionamos 20 boas razões para você adotar o WordPress como o gerenciador de conteúdo do seu projeto digital.

wordpress-participacao-de-mercadoParticipação de mercado

Uma plataforma que está por trás de 27%, e contando, de toda a internet mundial tem seus merecidos méritos. Ao longo de sua trajetória o WordPress tem conquistado espaço constante e significativo, o que lhe consolida como o CMS mais utilizado do mundo.


wordpress-segurancaSegurança

O WordPress é seguro. Inseguro é você. Antes de defender o WordPress é preciso se lembrar de uma clássica lei da segurança: nenhum software é 100% seguro.

Para uma segurança efetiva é preciso que três pilares estejam em sintonia e focados em garantir proteção: infraestrutura, software e usuário.

Infraestrutura desatualizada e desprotegida colaboram para os mais variados tipos de incidentes como ataques DDOS, exploração de falhas nos sistemas operacionais e softwares diversos como o servidor web. A não proteção desses elementos impactam a plataforma em uso.

O software do WordPress é seguro, constantemente atualizado e requer, como qualquer outra aplicação, um processo contínuo de monitoria, evolução e atualização dos seus componentes. Neste caso, leia-se core, plugins e temas.

Usuários precisam considerar, no mínimo, o uso de senhas fortes e ser seletivo com a escolha de plugins, temas e códigos de terceiros. O WP ajuda seus usuários a criarem senhas fortes e realizarem logout de forma remota. Iniciativas como o WPScan Vulnerability Database te ajuda evitar completos inseguros.


wordpress-mobile-firstMobile First

O WordPress é cada vez mais mobile e isso não é de hoje. Desde a versão 3.8, lançada em 12 de dezembro de 2013, o painel administrativo introduziu um design moderno e responsivo em toda sua plenitude. Isso permite a gestão dos projetos através do navegador de internet do dispositivo móvel, uma vez que a tela é amigável e responsiva para com esses dispositivos.

O mercado mobile no Brasil é promissor e uma realidade imediata a ser explorada pelos profissionais de tecnologia e marketing. Adotar uma plataforma que pensa Mobile First é facilitar a exploração dos 267.1 milhões de conexões mobile no Brasil. Um número significativo por ser maior que a população brasileira, significando mais de uma conexão por pessoa.


wordpress-mobile-aplicativosAplicativos mobile

Além de uma interface responsiva que facilita a gestão do site através de qualquer navegador de internet. O WordPress disponibiliza um aplicativo para gerir seu projeto em WordPress através do iOS ou Android.

São alternativas a mais para o usuário ir de encontro com o formato que lhe deixa mais confortável para o trabalho diário de gerir projetos digitais.


wordpress-rest-apiREST API

As organizações utilizam diferentes sistemas e mecanismos em suas operações. Nem todos falam a mesma língua, mas a integração é inevitável para ganho de agilidade e consumo unificado de informação.

Através de uma API flexível, em RESTFull e com entrega de conteúdo em formato JSON, o WordPress se integra facilmente a qualquer aplicativo de negócio para consumo ou entrega de dados.


wordpress-seoSEO

Mecanismos de buscas como o Google são responsáveis, em alguns casos, por mais de 90% do tráfego dos websites. Isso torna essencial a aplicação de técnicas de SEO para uma maior relevância, encontrabilidade e otimização para os mecanismos de busca.

O WordPress é uma plataforma de publicação de conteúdo com foco em semântica e recursos nativos para que os conteúdos nela publicados sejam facilmente indexados pelos mecanismos de busca.

Além da sua atuação nativa, é possível se valer de centenas de opções que se integram a plataforma para auxílio e melhoria da aplicação das técnicas de SEO para um melhor trabalho na tríade: conteúdo, tecnologia e autoridade.


wordpress-sites-blog-ecommerceSite, blog, e-commerce, …

Uma única plataforma e o uso variado de finalidade. Seja para site, blog, aplicação SAAS ou o que sua imaginação conceber bem como o seu negócio exigir.

É possível também, e faz muito sentido, ter uma única plataforma e utiliza-la de forma mista para agregar site, blog, e-commerce e o que seu modelo de negócio contemplar.


wordpress-acessibilidadeAcessibilidade

O painel administrativo do WordPress é acessível via desktop, smartphones, tablets e leitores de leitura. Isso potencializa seu uso pelos mais variados tipos de necessidades dos seus usuários e contribui para que suas limitações não sejam impeditivos para conseguirem publicar suas histórias.

Uma plataforma acessível garante maior compatibilidade com os navegadores de internet e dispositivos diversos; maior visibilidade em mecanismos de busca; fidelização de usuários e clientes; maior valor agregado a marca; ampliação e diversificação de público.


wordpress-gestao-de-conteudoGestão de conteúdo

Gerenciadores de conteúdo precisam, obviamente, serem safos com a gestão dos conteúdos nele publicados. O WordPress tem um editor poderoso e extensível com recursos simples e eficientes.

Publicar textos, imagens, listas, tabelas, vídeos e se integrar as mais variadas formas de conteúdos ricos é possível com o editor nativo do WP.

A plataforma ainda reserva utilidades para escritores se concentrarem como o “Modo de escrita sem distrações” e recursos avançados como markdown e atalhados para o ganho de agilidade no dia-a-dia dos editores.


wordpress-gestao-de-sitesGestão de sites

Através de uma única instalação do WordPress é possível gerenciar inúmeros sites e cada um com características únicas, isto é, endereço próprio, tema, conjunto de plugins, usuários e conteúdos.

A flexibilidade da plataforma vai além de uma gestão eficaz de conteúdo e te permite gerir um universo de publicações em diferentes sites, mas como uma única instalação, uma única plataforma e se beneficiar da replicação de conteúdo, mão de obra, esforço e integração.


wordpress-gestao-de-usuariosGestão de usuários

Seja usuários internos ou externos, todos são geridos numa única interface e com definições específicas para cada um que controlam suas permissões e atividades possíveis dentro da plataforma.

As possibilidades podem ser estendidas através de plugins que agregam recursos para implementar campos extras e funções diversas.


wordpress-multiligueMultilíngue

O WordPress está disponível em mais de 70 idiomas, inclusive em português do Brasil e Portugal.

Essa variedade de idiomas aproxima a plataforma do idioma nativo dos seus usuários e permite seu uso mais facilitado para aqueles que não dominam o Inglês.


wordpress-facilidade-de-usoFacilidade de uso

Por que o WordPress é considerado uma plataforma de uso fácil?

Por que é acessível e pode ser utilizada em inúmeros cenários e dispositivos. Isso possibilita a gestão de conteúdo longe da estação de trabalho e o registro de insights através do uso por dispositivos móveis.

A personalização da interface permite que cada usuário de uma mesma instalação adeque os recursos e cores para o seu melhor agrado. E uma vez encontrado o melhor conjunto a personalização é salva e atrelado ao login do usuário em questão.

Porque ele fala a sua língua e está pronto para ser internacionalizado para qualquer idioma.


wordpress-personalizacaoPersonalização

O WordPress almeja ser invisível. A plataforma permite tamanha flexibilidade para sua personalização que alguns projetos dificilmente são identificados como desenvolvidos com base em WP.

Personalizar a plataforma não significa alterar seu core, e isso não deve acontecer de forma nenhuma sob pena de impossibilitar as atualizações com segurança, e sim fazer uso dos seus milhares de ganchos que permitem o desenvolvimento com WordPress flexível e personalizado de sua API.


wordpress-suporte-manutencaoSuporte e manutenção

Os projetos digitais baseados em WordPress se beneficiam das constantes e relevantes lançamentos da plataforma para garantir uma plataforma sempre atualizada.

O suporte do WordPress é realizado pela comunidade através de fóruns e eventos ao redor do globo ou por empresas especializadas com soluções para garantir a manutenção do WordPress com eficiência e especialidade.


wordpress-open-sourceOpen Source

O WordPress é um projeto de código aberto. Isso significa muito para você considera-lo como a plataforma do seu projeto digital, tanto no aspecto financeiro quanto na liberdade de uso.

No aspecto financeiro você não precisará se preocupar com os custos de licença de software. Projetos opensource reunem milhões de pessoas ao redor do mundo para trabalhar em sua evolução. Muito mais pessoas, de diferentes visões e parte do globo, do que as plataformas comerciais.

Ter liberdade de uso do software significa utiliza-lo para as mais variadas finalidades e por todos os tipos e tamanhos de empresas.


wordpress-ciclo-de-releasesCiclo de releases

Regularidade de lançamentos permite uma evolução constante e aprimoramento da plataforma. Além disso os usuários do WP estão em contato com as melhores e mais modernas tecnologias para a web.

A cada ano são disponibilizadas de três a quatro novas versões por ano. E versões menores focadas exclusivamente em correções de bugs ou segurança são liberadas imediatamente sempre que necessário.


wordpress-completo-ecossistemaCompleto ecossistema

A conquista de 26% de toda a internet fortalece e coloca a disposição dos usuários do WordPress um ecossistema poderoso de recursos, empresas e fornecedores.

Adotar o WordPress é uma garantia de não criar e ter dependência de um único fornecedor. O conhecimento é distribuído, descentralizado e acessível. Os códigos inicialmente desenvolvidos por um time, podem facilmente serem mantidos por outro.

Seus complementos estão disponíveis na casa dos milhares e disponibilizados de forma gratuita e paga. Estão reunidos nos diretórios do WordPress.org, em marketplaces diversos e nos sites de empresas focadas e especializadas.


wordpress-pluginsPlugins

Usuários de outras plataformas estão acostumados com termos como módulos, addons, extensões e alguns outros. No WordPress esses mesmos conceitos são realizado por recursos denominados como Plugins.

Os plugins para WordPress estendem a funcionalidade do software agregando, ou modificando, seus recursos nativos. Atualmente estão disponíveis gratuitamente mais de 47 mil opções, os quais já foram baixados mais de 1 bilhão de vezes.

Gratuitos, pagos ou desenvolvidos sob medida. As opções são diversas assim como a flexibilidade de implementação de recursos sem a necessidade de intervenção no core da plataforma.


wordpress-temasTemas

Você pode estar acostumado com o termo Template. Em WordPress o considere como Tema. O conceito é o mesmo. Através do seu diretório oficial o WP disponibiliza milhares de opção para as mais variadas necessidades.

Além dos temas gratuitos é possível fazer uso dos temas pagos e personaliza-los. E claro desenvolver um tema único e exclusivo para sua presença digital.


Uso e popularidade do WordPress

O WORDPRESS EXECUTA 28,9% DE TODA A INTERNET. [2]
  • 50-60% é a participação do WordPress no mercado global da CMS – tornando-se o CMS mais popular de todos eles pelo 7º ano consecutivo. [8] [2] [15]
  • New York Observer, New York Post, TED, Catálogo de pensamentos, Williams, USA Today, CNN, Fortune.com, TIME.com, National Post, Spotify, TechCrunch, CBS Local, NBC e mais, todos usam o WordPress. [32]
  • O WordPress reúne 14,7% dos 100 melhores sites do mundo. [41]
  • 17 postagens são publicadas a cada segundo em sites do WordPress em todo o mundo. [4]
  • 37 milhões de buscas globais do Google para “WordPress” são feitas por mês. [4]

Cerca de 15.886.000 sites em toda a web usam o WordPress. [15]

  • 8% dos 100 melhores blogs de acordo com a Technorati são gerenciados com o WordPress. [7]
  • 2.645 dos principais sites de 10k na web usam o WordPress. [15]
  • 22.111 dos principais sites de 100k usam o WordPress. [15]
  • 297.629 dos melhores sites 1M usam o WordPress. [15]


Em 2014, os downloads não ingleses do WordPress superaram os downloads em inglês pela primeira vez. [8]22% dos novos domínios nos EUA são executados com o WordPress. [6]
O WordPress como CMS (47%) é quase 12 vezes mais popular que o Drupal (4%) na Índia. Nos EUA (dados de 2014), o WordPress é preferido por 50% dos usuários, com o Drupal acumulando 17% e o Joomla obtendo 6,44%. [6]


WordPress freelancing / trabalhos

US $ 50 por hora é o quanto os programadores do WordPress geralmente cobram. [7]

  • O salário médio para empregos do WordPress é de US $ 61.349. [40]
  • O endereço do estado do Word diz: 25% dos participantes da pesquisa ganham a vida com o WordPress. Mais de 90% das pessoas constroem mais de um site e gastam menos de 200 horas em cada um. [1]
  • US $ 1.000 é o que uma pessoa geralmente paga pelo design completo do site. [10]
  • No entanto, sites customizados do WordPress podem custar qualquer coisa entre US $ 1.000 e US $ 100.000. [38]
  • Em 2014, o WordPress era a habilidade mais solicitada do mundo, de acordo com os Temas do Sketch. [6]
  • 243.161 projetos WordPress foram concluídos em Freelancer.com a partir de janeiro de 2015. Esse é um valor total de US $ 60.571.205. [6]
  • O autor mais bem sucedido do Envato Power Elite vendeu mais de 100.000 cópias de um único tema. [14]

WordPress.com tem apenas 394 funcionários. [18]

  • O Facebook tem o mesmo número de visitantes únicos mensais (US) como WordPress.com, mas eles empregam 25 vezes mais pessoas. [18]

Temas WordPress

123,498,018 DOWNLOADS TOTAIS DE TEMA DO WORDPRESS.ORG EM 2014. [8]
  • Um tema premium do WordPress tem o preço médio de US $ 40. [10]

Entre os 10 temas gratuitos mais populares no WordPress.org, apenas 3 são de desenvolvedores de terceiros (não desenvolvidos por WordPress.org ou Automattic). Eles são: Swift , Zerif Lite , ColorWay . [29]

ThemeForest:

  • 50% de todos os temas do WordPress no ThemeForest fizeram pelo menos US $ 1.000 por mês, e 5% fizeram pelo menos 10.000 em um mês. [14]
  • 25% de todos os temas do WordPress no ThemeForest fizeram pelo menos US $ 2.500 por mês. [14]
  • 15% de todos os temas do WordPress no ThemeForest fizeram pelo menos US $ 5.000 em um mês. [14]
  • 7% de todos os temas do WordPress no ThemeForest fizeram pelo menos US $ 7.500 em um mês. [14]
  • 93% das vendas gerais do ThemeForest provêm de temas receptivos. [14]
  • Mais de 70% das buscas ThemeForest são focadas em temas de nicho. [14]

Plugins WordPress

OS PLUGINS DO WORDPRESS.ORG RECEBERAM 1 BILHÃO DE DOWNLOADS TOTAIS E CONTAGEM. [26]
Os plugins do WordPress.org receberam 1 bilhão de downloads totais

50,000 + plugins do WordPress no diretório oficial, sendo novos adicionados diariamente. [22]
824,474,872 downloads completos de plugins ocorreram no WordPress.org em 2014. [8]

  • 82 + milhões de downloads totais é o que faz de Akismet o plugin mais popular de todos os tempos. [25]
  • O segundo lugar vai para Jetpack com mais de 53 milhões de downloads. [36]
  • 11 plugins atingiram mais de 7 milhões de downloads. Eles são: WooCommerce, NextGEN Gallery, WordPress Importer, WP Super Cache, Google Analytics por Yoast, Google XML Sitemaps, Jetpack, Formulário de Contato 7, Yoast SEO, All-in SEO Pack, Wordfence Security. [19] [28]
  • 19 plugins atingiram a marca de instalações ativas de mais de 1 milhão. Eles são: Hello Dolly, W3 Total Cache, Formulário de Contato 7, Realmente Simples CAPTCHA, All-in SEO Pack, Google Analytics por Yoast, Google XML Sitemaps, WordPress Importador, Miniaturas Regeneradas, WooCommerce, WP-PageNavi, WP Super Cache, Jetpack , TinyMCE Advanced, NextGEN Gallery, Wordfence Security, Yoast SEO, Advanced Custom Fields, Akismet. [28]
  • No CodeCanyon, 80% das pesquisas estão focadas em funcionalidades (sliders, formulários, calendários). [14]

Comunidade de WordPress

  • Havia 80 WordCamps oficiais realizadas em 29 países em 2014. [12]
  • Existem 840 grupos de meetup para WordPress em todo o mundo. [16]
  • 249,973 membros ativos em grupos de reunião do WordPress em todo o mundo. [16]
  • 66 países e 535 cidades são onde você pode encontrar grupos de reunião do WordPress. [16]
  • 2.030.000 + tópicos no fórum oficial de suporte do WordPress. [31]