20 melhores e-Books de marketing que você precisa conhecer

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Indicações de leituras para quem quer aprender mais sobre marketing digital. Os 20 melhores e-Books de marketing que você precisa conhecer.

Isso significa que qualquer pessoa tem muito a ganhar com as ferramentas do marketing. Não é por acaso que uma boa parte dos melhores livros de marketing sobe rapidinho para a lista dos preferidos entre os leitores, em todo planeta.

A equipe do 12Minutos preparou uma lista com os melhores livros de marketing, algumas preciosidades da área. Must read!

Você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade do material disponível.

A lista a seguir está em ordem aleatória, para você escolher os temas que mais se encaixam com as suas demandas.

Vamos às indicações de leitura?

1. Administração de marketing – Philip Kotler e Kevin Keller

O primeiro da lista dos melhores livros de marketing é uma leitura obrigatória.

Mais de 40 anos após sua primeira publicação, o best-seller de Philip Kotler e Kevin Keller se mantém atualizado e antecipando-se permanentemente às tendências do mercado – e elas não são poucas.

Nessa obra, os autores praticam o que eles ensinam, ou seja, inovação constante. Eles começam pelo conceito de marketing e passam por vários tópicos, como coleta e análise de informações, criação de Brand Equity, posicionamento, enfim, oferecem a base completa para você entender o marketing.

2. As 22 consagradas leis do marketing – Al Ries & Jack Trout

Se você quer se familiarizar com as regras que ditam o mundo do marketing, leia esse manual. Uma leitura fácil, contagiante e imprescindível.

Os autores equilibram humor e seriedade ao citar campanhas bem-sucedidas, apontando os fatores que levaram várias marcas à posição de liderança.

Os princípios do marketing descritos por Al Ries e Jack Trout podem ser seguidos por qualquer pessoa que busca o mesmo caminho das empresas vencedoras. Por outro lado, se violar essas leis, você está fora do mercado.

3. Contágio – por que as coisas pegam? – Jonah Berger

Essa é uma receita fantástica para obter resultados rápidos e excepcionais em seu negócio.

Em suas 224 páginas, a obra, que também está entre os melhores livros de marketing, revela os seis ingredientes do sucesso, que são: Moeda Social, Gatilhos, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias. Conhecê-los e aplicá-los na medida certa são requisitos para você deslanchar seu empreendimento, sem investir um rio de dinheiro.

Se você quer saber como essa mistura funciona na prática, aprenda com Jonah Berger, professor de Marketing da Wharton School – Universidade da Pensilvânia (EUA).

4. Killing marketing – Robert Rose & Joe Pulizzi

Para garantir o sucesso de suas iniciativas de marketing, é necessário, primeiro, matar sua estrutura atual. O segredo dos vencedores está em transformar as ações de marketing em um centro de lucro independente. É preciso criar valor para os clientes por meio da utilização eficiente de conteúdo original, a fim de desenvolver aplicações de marketing capazes de gerar lucros por si mesmas.

5. Foco – Daniel Goleman

Outro dentre os melhores livros de marketing não trata exatamente da área em si, mas de uma habilidade chave para ser bem-sucedido no marketing, ser produtivo e ter relacionamentos pessoais e profissionais duradouros: o foco.

Mas, nos dias atuais, isso não é tarefa fácil. O excesso de informações cria escassez de atenção, distrai, isola e gera o sentimento de estar perdido.

No entanto, se você quer alavancar sua carreira e se destacar no mercado, é uma excelente ideia focar na leitura desse best-seller de Daniel Goleman.

6. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital – Philip Kotler

O marketing não é mais o mesmo: a internet e a ascensão do mundo digital mudaram a relação das empresas com seus consumidores. As propagandas em outdoors e na televisão já não são tão influentes.

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, escreveu Marketing 4.0 para guiar a nova geração de profissionais no caminho da mudança. O livro é uma abordagem que combina interações online e off-line entre empresas e clientes. Não perca esse que é um dos melhores livros de marketing!

7. As armas da persuasão – Robert B. Cialdini

Você trabalha com vendas? Então, esse é um livro ideal para ajudá-o a melhorar sua performance.

O autor ensina como persuadir uma pessoa e, também, como evitar que você seja transformado em uma vítima da persuasão. Ele explica, ainda, os princípios psicológicos pelos quais as pessoas dizem sim.

Entender e aplicar esses princípios em seu cotidiano pode livrá-lo de ciladas mentais de seu cérebro.

8. A arte da negociação – Michael Wheeler

Você pode ser um grande negociador, só precisa desenvolver e aprimorar as técnicas necessárias. E o caminho está nos estudos.

Michael Wheeler ensina as técnicas indispensáveis para o sucesso e qualquer negociação: flexibilidade, pensamento rápido, criatividade, planejamento e improvisação.

Mas, como aplicar essas aptidões em cenários altamente competitivos, caóticos ou numa situação completamente nova?

Vale a pena negociar um tempinho para a leitura e obter todas as respostas.

9. Confissões de um publicitário – David Ogilvy

A publicidade é um segmento altamente competitivo, mas você não precisa passar por cima de todos e de tudo, como um trator, para ter sucesso.

Segundo o autor, é melhor ter amigos do que inimigos, assim, valorize o potencial das pessoas que trabalham com você. Seja bondoso e trate todos com respeito.

Chamado de pai da propaganda, David Ogilvy garante que associar esse comportamento a um trabalho árduo, persistência e dedicação nos leva a conquistas surpreendentes.

Descubra mais um dos melhores livros de marketing!

10. Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não? – Chip Heath & Dan Heath

Existe uma diferente percepção entre quem conta uma ideia e quem a ouve. E para conseguir comunicar uma ideia de forma eficiente, é preciso entender como elas se multiplicam e quais são suas características-chave.

Segundo os autores, as ideias que colam são simples e focam no ponto central; inesperadas e captam atenção das pessoas; concretas, de forma que as pessoas possam entendê-las e lembrar-se delas mais tarde; críveis: emocionais; e contam histórias.

11. Obrigado pelo marketing – Vitor Peçanha

A internet mudou tanto a vida das pessoas que o marketing precisou ser reinventado.

Vitor Peçanha mostra como o marketing de conteúdo ousou entrar nos novos canais de comunicação, reinventando-se e modificando as formas de pensar o marketing.

Se, antes, o modelo tradicional visava a promoção da marca por meio de publicidades em TV, rádios etc., o marketing de conteúdo surgiu com informações realmente úteis para o cliente, melhorando a percepção da marca.

12. Nunca almoce sozinho – Keith Ferrazzi

O que distingue as pessoas bem-sucedidas é a maneira como elas usam o poder dos relacionamentos. Então, se você quer entrar para o time dos vencedores, invista em networking duradouro.

Isso não significa ir a uma conferência e pegar uma dezena de cartões de visitas e depois guardá-los para usá-los somente quando precisar. Nada disso.

Keith Ferrazzi vai ensiná-lo a aumentar sua rede de contatos e criar relacionamentos verdadeiros.

13. A cauda longa – Chris Anderson

Vivemos em uma era de grandes oportunidades para a inovação. A cada ano que passa, mais e mais produtos surgem no mercado.

Porém, a maioria deles falha e, quase sempre, porque não são o que os consumidores desejam ou precisam. Isso é um verdadeiro desperdício de tempo e dinheiro.

O termo cauda longa foi criado pelo autor exatamente para explicar as novas relações de consumo em tempos de mídia digital pervasiva – que tende a se espalhar.

14. Invisible selling machine – Ryan Deiss

Máquina invisível de vendas é uma metodologia de geração de leads e nutrição de clientes que, por meio de diversos tipos de emails marketing, permite que qualquer pessoa concretize vendas pela internet.

O importante é que sejam realizados experimentos constantes para se aprender mais e mais sobre os assinantes. A meta é vender automaticamente, com pouco esforço, enquanto dorme, literalmente. E isso não é sonho. Acorde para essa realidade!

15. Marketing de permissão – Seth Godin

A todo momento, somos bombardeados com tanta mensagem publicitária que não conseguimos filtrar e assimilar nem a metade. E o nosso cérebro reage, recusando-se a não prestar mais atenção em nada disso.

Então, se você está planejando investir dinheiro com outdoors ou naqueles comerciais tradicionais em TV, economize seu dinheiro. Seth Godin tem uma nova ideia.

Ao invés de incomodar seu cliente em potencial, por que não incentivá-lo a aceitar suas mensagens de marketing voluntariamente?

16. Marketing 3.0 – Hermawan Kartajaya & Philip Kotler & Iwan Setiawan

O jeito como o marketing é feito evoluiu muito ao longo das últimas décadas. O modelo tradicional não está preparado para lidar com o novo consumidor que, com a internet e as redes sociais, se comunica com alcance global. Um consumidor que tem novas necessidades coletivas, ambientais e que busca uma sociedade cada vez melhor.

Essa obra concentra-se nessas forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Uma leitura extremamente enriquecedora.

17. Never split the difference – Tahl Raz & Chris Voss

Nós estamos negociando a todo momento, seja no trabalho, com os filhos, na compra de um carro… Ter inteligência emocional e desenvolver habilidades especiais podem garantir seu sucesso na hora da barganha.

Chris Voss, que passou pelo FBI e construiu sua carreira como negociador de sequestros e outros crimes, compartilha com você as principais aptidões essenciais de um negociador de primeira.

18. Vai fundo! – Gary Vaynerchuk

Tem coisa melhor do que ganhar a vida fazendo o que gosta?

Gary Vaynerchuk, o guru das mídias sociais, tem o caminho das pedras. Nesse livro, você aprenderá como o poder da internet e das redes sociais mudaram o relacionamento entre empresas e clientes e como você pode usar tudo isso a seu favor.

A proposta é: ao invés de trabalhar com o que você tolera, aproveite suas paixões e realize grandes coisas. Meça seu sucesso pela sua felicidade e não pelo tamanho do negócio ou da quantidade de dinheiro que você está embolsando.

19. Marketing de guerra – Jack Trout & Al Ries

Tanto a guerra como a concorrência empresarial são atividades nas quais diferentes interesses humanos estão em conflito. Tradicionalmente, o marketing tem sido orientado para o cliente.

Nessa obra, os autores desenvolvem a tese do posicionamento, tendo como referência a concorrência. Da mesma forma que, na guerra, as forças militares disputam território, no mundo dos negócios, as empresas lutam por espaço na mente e no bolso do consumidor.

Leitura indispensável para todo empreendedor.

20. O ponto da virada – Malcolm Gladwell

Você já parou para pensar por que alguns produtos, serviços ou até mesmo atitudes fazem sucesso num piscar de olhos?

Tudo acontece rápido, enquanto outros caem no esquecimento ou sequer engatam a marcha. Então, nossa última sugestão para a lista dos melhores livros de marketing é O Ponto da Virada.

Para Malcolm Gladwell, fenômenos sociais são como infecções virais. Quando uma tendência se transforma em epidemia e passa a se espalhar, sem controle, chegamos ao ponto da virada – o momento crítico que traz crescimento explosivo.

Aprenda nesse livro os 3 itens-chave para criar epidemias poderosas e viralizar suas ideias.

Gostou dos melhores livros de marketing separados pela equipe do 12Minutos? Agora, você já tem informações suficientes para seguir adiante com seu sonho de fazer sucesso.

Vá em frente!

Guest post produzido pela equipe do 12Minutos.